Linha da Frente – Gente Normal (Programa RTP)

Ansiedade, insónias, medos, depressão. A Covid-19 tem tido um forte impacto psicológico na população portuguesa. Nenhum de nós estava preparado para as súbitas alterações que a pandemia provocou nas nossas vidas.

“A parte emocional foi o mais difícil de gerir” revela a enfermeira Teresa Garcia que passou 45 dias infetada com Covid-19, sozinha em casa, afastada 700 km dos filhos pequenos. O apoio psicológico foi fundamental para aguentar o isolamento. Isabel Macedo, assistente operacional no Hospital de S.João no Porto, viveu 69 dias sozinha no quarto de sua casa à espera de ficar negativa. Um doloroso dia-a-dia de insónias e medos que a fez recorrer a apoio psicológico.

A Organização Mundial de Saúde identifica os profissionais de saúde como um dos grupos de maior risco devido à pressão causada pela pandemia. Foram os primeiros e continuam na linha da frente no tratamento do Sars-Cov2 , com turnos prolongados, intensos rituais de limpeza, pesados equipamentos de proteção individual. Estão vulneráveis às obsessões e compulsões, ao stress, à ansiedade, à depressão.

O Linha da Frente procurou junto deste grupo profissional mas também noutros vetores da sociedade identificar o impacto da Covid-19 a nível psicológico.

Procurar ajuda ainda está envolto num estigma que retrai o pedido. Mas, como assumem a cantora / compositora Carolina Deslandes e o humorista Nuno Markl que recorrem a ajuda psicológica, não se trata de um capricho. Antes de uma situação que afecta 1/5 dos portugueses.

“Gente Normal” é uma reportagem da jornalista Cândida Pinto com de imagem Rodrigo Lobo, edição de Vanessa Brízido, grafismo de Nicolau Tudela e Ricardo Dias.

Veja mais em https://www.rtp.pt/play/p6595/e486144/linha-da-frente

Entrevista ao Dr. António Bento, médico psiquiatra

Artigo de opinião do Dr. Pedro Telhado

EXPO MADEIRA 2019

Campanha de Sensibilização “Mais Verão sem Drogas”

Fonte: Diário de Notícias

Estratégia Regional Para a Promoção da Saúde Mental (ERPSaM) apresentada na Região Autónoma da Madeira

Decorreu no dia 9 de abril, no Colégio dos Jesuítas, no Funchal, a apresentação pública da Estratégia Regional para a Promoção da Saúde Mental (ERPSaM), cerimónia organizada pela Secretaria Regional da Saúde, integrada nas comemorações oficiais do Dia Mundial da Saúde 2019.

A Região Autónoma da Madeira apresenta assim, pela primeira vez, um documento estratégico para a área da Saúde Mental, com um horizonte temporal de 4 anos, no qual estão definidos os principais objetivos e as linhas orientadoras para a atuação neste domínio.

Como política de saúde, a ERPSaM prioriza o acesso a serviços vocacionados para a promoção da saúde mental, a prestação de cuidados de saúde mental de qualidade, e a reintegração e recuperação das pessoas com doença deste foro. Assim, tem por finalidade promover medidas no sentido da melhoria dos indicadores de saúde mental da população da RAM e da salvaguarda dos direitos das pessoas com doença mental.

Além da apresentação da ERPSaM e de alguns projetos em curso na região que se inserem nas medidas ali definidas, o evento contou com a intervenção de Sua Excelência, o Senhor Presidente do Governo Regional, Dr. Miguel Albuquerque, que salientou o objetivo da descentralização dos serviços de saúde mental e a sua integração na comunidade, minimizando o estigma associado à doença mental.

Fonte: IA Saúde, IP-RAM

_________________________________________

Aprovação do ORSM pela Assembleia Regional da Madeira (DN Madeira)