Ciclo de Mesas-Redondas “Saúde Mental Num Mundo Desigual”
O Dia Mundial da Saúde Mental assinala-se a 10 de outubro, este ano sob o lema “Mental Health in an Inequal World – Saúde Mental Num Mundo Desigual”.
O grupo coordenador do Observatório Regional de Saúde Mental da Região Autónoma da Madeira (ORSMM) associa-se mais uma vez a esta efeméride dinamizando, entre 11 e 15 de outubro, das 14h30 às 16h30, um ciclo de cinco mesas-redondas subordinado ao tema proposto pela Organização Mundial da Saúde e pela World Federation For Mental Health 2021.
As cinco mesas-redondas irão incidir sobre diferentes assuntos de interesse, relativos à Saúde Mental. Que apreensões e constatações emergem no presente, relacionadas com a saúde mental das populações? Como ponto de partida para a reflexão conjunta serão partilhados diferentes olhares sobre múltiplas realidades que nos cercam, contribuindo não só para identificar necessidades em matéria de saúde mental, mas também para sensibilizar os participantes para a importância de agirem proactiva e preventivamente, para melhorarem o conhecimento, identificarem estratégias de ajuda e para a procurarem precocemente.
O ciclo de mesas-redondas vai decorrer em formato híbrido, havendo uma componente presencial, que terá lugar na Sala do Senado, no piso -2 do Campus da Penteada, e uma componente online, que poderá ser acompanhada através de plataforma Zoom. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia através de formulário disponível em https://tinyurl.com/4pr4vjr6. As inscrições presenciais estão condicionadas à capacidade das salas.
O ORSMM foi criado em janeiro de 2019, através de uma parceria entre a Universidade da Madeira e o Serviço Regional de Saúde, com o objetivo de contribuir para o estudo continuado da evolução ocorrida em matéria de saúde mental a nível regional, visando a melhor adequação das políticas, estratégias e linhas de atuação definidas para a área.
O programa está disponível aqui.
Madeira University (Portugal) and WHO in The First World Patient Safety Day 2019
A Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu na 72ª Assembleia Anual, em Maio 2019, o dia 17 de setembro de 2019 para as comemorações do Primeiro Dia Mundial para a Segurança do Doente.
São várias as iniciativas que estão a ser organizadas em diferentes países do mundo, umas mais centradas nas organizações que prestam cuidados de saúde, outras que visam envolver e informar mais o cidadão/população.
A Universidade da Madeira (UMA) em Portugal, em prol da tão desejada e eticamente exigida Segurança dos Doentes, associa-se a esta iniciativa, divulgando este dia junto da sua comunidade académica (alunos, professores e investigadores) e reconhecendo a Segurança dos Doentes como uma prioridade.
Aos interessados em obter mais informação sobre esta importante temática convidamos a visitar os seguintes links:
• WHO Press Release on World Patient Safety Day issued today at the UN press briefing:
https://www.who.int/news-room/detail/13-09-2019-who-calls-for-urgent-action-to-reduce-patient-harm-in-healthcare
• ‘Patient Safety Fact Sheet’ and ’10 facts on patient safety’:
https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/patient-safety
http:// https://www.who.int/features/factfiles/patient_safety/en/
• The commentary published in Journal of Patient Safety and Risk Management in honor of the first World Patient Safety Day, entitled: “What will you do on 17 September 2019, the first World Patient Safety Day?” Authored by Albert Wu (from Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health) and Dr. Neelam Dhingra-Kumar on behalf of the WHO Global Patient Safety Network:
http:// https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/2516043519867525
Atividade: Desmistificando a Saúde Mental
A atividade esteve inserida na Semana Europeia de Saúde Pública, no dia 17 de maio reservada à temática da Saúde Mental Juvenil.
A atividade foi realizada pelos estudantes do primeiro ano do Curso Superior de Enfermagem, sob orientação de alguns dos seus professores, na pesquisa científica e elaboração de materiais didáticos e de divulgação.
Através de uma abordagem de pares pretendeu-se sensibilizar a comunidade académica (estudantes, pessoal docente e não docente) sobre a problemática da saúde mental através da desmistificação de alguns mitos associados à mesma. A abordagem à população alvo foi efetuada de forma individual ou em pequenos grupos entre as 10h e as 12h 30m no hall de entrada da Universidade da Madeira sita à Penteada.
A satisfação manifesta do grupo de estudantes dinamizador e a adesão do público alvo leva-nos a crer que foi uma estratégia bem sucedida e que deverá ser novamente implementada.