Aqui fica expressa a nossa satisfação pelo trabalho realizado pelos membros participantes do Projeto NERFERTITIS da Escola Secundária Francisco Franco, pela sua capacidade empreendedora e de trabalho em equipa. O reconhecimento do mesmo culminou com a atribuição do 1º Prémio a nível nacional no concurso FAQtos – informação sobre radiação eletromagnética em comunicações móveis.
Com a denominação “Descoberta das radiofrequências na saúde” os estudantes Afonso Peixoto, Eva freitas, Ilda Sousa, Joana Rodrigues e Joana Monteiro com o apoio da professora Teresa Mendonça visando dar mais e melhor segurança no que diz respeito à saúde mental conceberam um dispositivo de auxílio, idealizado para ser colocado ao peito – colar, o ANLAX. Esta ferramenta proporcionará a monitorização e alerta dos sinais vitais para que o utilizador possa proceder a rotinas de relaxamento para normalizar a sua ansiedade. O dispositivo funcionará em conjunto com uma app colocada no telemóvel…
Também pelos desafios que se vão apresentando em contextos formativos, não só pelas vivências estruturantes no decurso do “caminho” efetuado, mas também pelos resultados obtidos e o significado coletivo que lhes é atribuído pela equipa e por cada membro, daqueles que a integram, se promove o sentido de pertença ao grupo e social.
No caso em específico refletiu-se sobre a saúde, saúde mental e as possibilidades de, em conjunto, fazerem-se novas descobertas.
Obrigada por terem convidado o ORSMM como parceiro. Contem connosco.
PARABÉNS pelo reconhecimento do vosso trabalho.
PS: com ideias, estratégias e métodos inovadores, valoriza-se a formação global dos participantes nos processos educativos que visam também a promoção de melhor saúde mental.
Pelo ORSMM
Isabel Fragoeiro
(isabel.fragoeiro@staff.uma.pt)