Saúde Mental no Trabalho

Saúde Mental no Trabalho

O trabalho digno é bom para a saúde mental.
Ambientes de trabalho precários – incluindo discriminação e desigualdade, horas de trabalho excessivas, baixo controle do trabalho e insegurança no trabalho – representam um risco para a saúde mental.
Estima-se que 15% dos adultos em idade ativa tenham um transtorno mental em 2019.
Globalmente, cerca de 12 biliões de dias de trabalho são perdidos todos os anos devido à depressão e ansiedade, a um custo de 1 trilião de euros por ano em perda de produtividade.
Existem ações efetivas para prevenir riscos à saúde mental no trabalho, proteger e promover a saúde mental no trabalho e apoiar trabalhadores com problemas de saúde mental.

A OMS está empenhada em melhorar a saúde mental no trabalho.

A estratégia global da OMS sobre saúde, meio ambiente e mudanças climáticas e o plano de ação abrangente de saúde mental da OMS (2013–2030) descrevem princípios, objetivos e estratégias de implementação relevantes para permitir uma boa saúde mental no local de trabalho. Isso inclui abordar os determinantes sociais da saúde mental, como padrões de vida e condições de trabalho; reduzir o estigma e a discriminação; e aumentar o acesso a cuidados baseados em evidências por meio do desenvolvimento de serviços de saúde, incluindo o acesso a serviços de saúde ocupacional.

Em 2022, o relatório de saúde mental mundial da OMS: transformando a saúde mental para todos destacou o local de trabalho como um exemplo-chave de um cenário onde é necessária uma ação transformadora em saúde mental.

OMS, 2022
ORSM

Os comentários estão fechados.

Proudly powered by WordPress | Theme: Stacy by SpiceThemes