QUADRO DE AÇÃO DA OMS – REGIÃO EUROPEIA PARA A SAÚDE MENTAL 2021-2025 (EFAMH)
Capítulo 2. Respondendo às mudanças na saúde mental na WHO – Região Europeia: objetivos e ações estratégicos
A EFAMH 2021-2025 configura uma resposta às mudanças emergentes e pré existentes à luz do impacto negativo que a pandemia por COVID-19 teve na saúde mental e no bem-estar na Região Europeia – WHO. Tem por intenção consolidar a evidencia existente e emergente, para facultar suporte ao planeamento, implementação e ao acompanhamento das políticas, programas e serviços de saúde mental na região, e é apresentado como uma contribuição à implementação do European Programme of Work 2020-2025 (EPW). Está em alinhamento com os dois princípios sublinhados no EPW: Não deixar alguém para trás e fortalecer a liderança. Em nenhum lugar o objetivo “não deixar alguém para trás” é mais relevante do que para a saúde mental, atendendo a que as pessoas com condições disfuncionais na saúde mental, psicossociais, intelectuais e cognitivas, estão entre as de mais elevado risco para a exclusão social.
EFAMH abrange múltiplas áreas de trabalho agrupadas sob o core de prioridades do EPW:
Caminhar para a cobertura universal de saúde: transformação dos serviços de saúde mental
Proteger melhor as pessoas contra emergências: integração da saúde mental na preparação para enfrentar as mesmas, resposta e recovery das crises e emergências, e
Promover vidas saudáveis e o bem-estar para todos em todas as idades: promoção e proteção da saúde mental durante todo o ciclo de vida.
Extrato do capítulo 2 do WHO EUROPEAN FRAMEWORK FOR ACTION ON MENTAL HEALTH 2021-2025, WHO – Regional Office for EUROPE, 2022: Acedido a 1 de setembro 2023 através do link do documento original.
Em resposta à emergência e reconhecimento das necessidades sublinhadas pelo WHO Technical Advisory Group para o impacto da COVID-19 na saúde mental e no bem-estar, o EFAMH identifica as três iniciativas prioritárias a serem prosseguidas para terem um impacto na saúde mental e no bem-estar:
A criação de uma plataforma de dados de saúde mental com o objetivo de colher rotineiramente informação sobre o desempenho do sistema de saúde mental e do estado da população;
O foco em construir resiliência em saúde mental e para o bem-estar nas crianças e nos adolescentes (inclui os adolescentes com idades entre os 10-19 anos e os jovens com idades entre os 15 e os 24 anos), seguindo especialmente o aumento de evidencia sobre o impacto da pandemia por COVID-19 no funcionamento socio emocional dos jovens, e
Disponibilizar suporte para a saúde mental das pessoas idosas, considerando especialmente a devastação nas suas vidas e bem-estar causada pela pandemia por COVID-19 neste grupo etário.
Extrato do capítulo 2 do WHO EUROPEAN FRAMEWORK FOR ACTION ON MENTAL HEALTH 2021-2025, WHO – Regional Office for EUROPE, 2022: Acedido a 1 de setembro 2023 através do link do documento original.
Tradução adaptada por Isabel Fragoeiro (PhD in Mental Health – isabel.fragoeiro@staff.uma.pt)